Alguém de Fora
"Vá, reúna as autoridades de Israel e diga-lhes: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu a mim e disse: Eu virei em auxílio de vocês; pois vi o que lhes tem sido feito no Egito. Êxodo 3:16
Às vezes Deus tem resgatado pessoas do deserto para resgatar os seus filhos que estão oprimidos. Deus não levantou ninguém no Egito, mas alguém que de lá tinha saído já há quarenta anos.
Não é incomum pessoas serem tiradas das trevas para serem emissárias de luz para quem deveria habitar nelas. No reduto igreja isto é tão frequente que chega a nem ser mais novidade. São os resgatados levando luz e salvação ao povo do Egito. Os de dentro e de fora da Igreja.
Moisés que teve durante sua segunda fase de quarenta anos o chamado de Deus para voltar para onde tinha saído e libertá-los. Isso tudo como representante do Grande Eu Sou! Também tem a questão do autoconhecimento e a proximidade que na maioria das vezes corta o campo de visão de quem está envolvido muito de perto. Moisés que chegaria de longe e teve a oportunidade de ver o povo com olhos que o próprio povo não tinha.
Olhar de fora sempre vê outras coisas, geralmente ocultas aos de dentro. Os da casa também vinham de um vício de quatrocentos anos de servidão, muitas gerações já haviam nascido escravas, gerando mais apego como numa síndrome de Estocolmo onde o sequestrado se apega ao seu opressor.
Portanto, o libertador quase nunca tem vida fácil. Moisés também era um tipo de Cristo aqui. Além de salvar, tinha que convencê-los de que precisavam de salvação, já que apesar de escravos, tinham casa, comida, cebola, alho, água, animais... Teriam que deixar tudo isso para trás.
Nós também deixamos tudo para trás! Quem não negar-se a si mesmo não será digno de Jesus.
Não conseguirá
segui-lo!

Comentários
Postar um comentário