Pular para o conteúdo principal

A SÍNDROME DE
FÉ SELETIVA


Jesus e seus discípulos vinham de muitos sucessos; Parábolas maravilhosas, o Mar da Galileia acalmado, o Gadereno liberto, o Chefe da Sinagoga rendendo-se ante a necessidade e a certeza de que em Jesus havia Deus, uma mulher horrivelmente sofrida recebe a cura para a menstruação crônica, e a filha de Jairo—o chefe da sinagoga—ressuscitara do sono da morte.

Então Jesus foi para Nazaré com seus discípulos e grande multidão. Logo depois de ter sido objeto de todas as percepções positivas, Jesus agora está ante os olhos dos discípulos como um jovem de pouco mais de trinta anos que retorna à vila onde nasceu.

Ele fala na sinagoga local. Todavia, de Nazaré não pode sair nada bom! —Afirmam os nazarenos, julgando não a Jesus, antes porém a si mesmos.

De fato eles não afirmaram isto com palavras, mas com atitudes que falam a mesma coisa.

“De onde vem a esse tais coisas? Como sabe letras sem ter estudado? Como lhe foi dada tal sabedoria? Não é ele daqui? Não vive entre nós a sua parentela? Não é esse o carpinteiro?então, querem saber, “como pode ser que tenha o que não temos, saiba o que não sabemos?”
O irônico é que Jesus estava vindo de outro extremo. A mulher do fluxo de sangue apenas queria tocar nas orlas de suas vestes. Foi curada. Em Nazaré, no entanto, o pólo era outro. Havia um crosta sobre eles.

Hoje em dia é o excesso de percepção de divindade que mutila nosso olhar de sua humanidade. Naqueles dias era o oposto: o excesso de humanidade que lhes cegava o coração para a presença do divino.

Qualquer das duas visões polares corrompe a percepção de quem é Jesus.
“Nenhum profeta tem honra em sua casa, entre os seus...”

Diferentemente do que acontecera antes, em Nazaré a disposição de Jesus em curar, foi limitada a uns poucos, e isto aconteceu somente porque Ele impôs as mãos.

O trágico dessa Síndrome de Fé seletiva é que ela deixa  Deus do tamanho de nossa projeção acerca Dele. Ele continuará sendo Deus sobre nossa doença, mas não conheceremos Sua cura—afinal, nosso coração está tão preconceituosamente fechado que nem com Deus impondo as mãos milagres acontecem.

A questão é: Do ponto de vista histórico psicológico, onde, em geral, começa a vida de fé e onde ela termina? Começa ela em Nazaré e termina em Cafarnaum? Ou o contrário?

Em Cafarnaum a mulher do fluxo de sangue que foi curada, expressa o sentimento espiritual dos recém atingidos pela Palavra e que não têm questões para além de sua mais profunda necessidade. Esses são salvos, são sanados e vão em paz.

O povo de Nazaré corresponde à nossa maturidade espiritual cética, cheia de argumentações, opiniões bem firmadas, doutrinas, e possessa de uma familiaridade com Jesus que inviabiliza o milagre.

“E admirou-se da incredulidade deles...”

Em Cafarnaum Jesus admirou-se da fé do centurião romano, positivamente; e na mesma medida, negativamente, admirou-se da incredulidade dos seus patrícios de Nazaré.

Onde você acha que Jesus anda encontrando fé na Terra?

O que assusta hoje é quando encontramos Nazaré instalada como estado espiritual entre os
“entendidos e os maduros na fé” e, mais chocante ainda é quando encontramos esse estado estabelecido como atitude entre teólogos, pastores e seminaristas.

De Nazaré pode sair coisa boa? Claro!

Quer dizer: se nós deixarmos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSICOTERAPIA TRÍNICA O sistema psicoterapêutico para os novos tempos! No dia 28 de novembro, nas dependências do Restaurante Siciliano, realizou-se a formatura da segunda turma do Curso de Formação de Psicoterapeutas Trínico e foi um sucesso! A nova modalidade da Abordagem Trínica tem realmente trilhado outros rumos no tratamento psicoterapêutico, até então, restrito a abordagens específicas com suas propostas terapêuticas. O esquema Trínico constitui-se em trabalhar com três abordagens que se entrelaçam de maneira perfeita no processo de cura. Psicanálise - Comportamental Cognitiva - Existencial Cristã perfazem o Combo de cura trínica. Criado pelo Psicoterapeuta Samuel Ribas com base em sua experiência na área de atendimento Psicoterapêutico. A base é o método que associa as três principais formas de tratamento em uma só proposta. Essa terapia pega a Psicanálise com a leitura de etiologia de traumas e feridas emocionais, expressão corporal, teste avançado de temperamen
O Escolhido   Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda!  "   Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.     Judas 1:9-10   Arrogância, displicência e visão curta   sempre fez parte da vida do homem no decorrer da história. Intrinsecamente ligado ao ser, essas características tem sido grande parte das vezes, responsáveis pelos resultados obtidos.   Curiosamente, quando lemos   algumas citações dos seres celestiais, vemos o grande senso de respeito e hierarquia, sejam querubins que cobrem suas faces diante de Deus ou mesmo o próprio arcanjo Gabriel não  “ousando”   lançar acusação contra satanás;  - O Senhor te repreenda!   ( Ah se fôssemos nós! Íamos dizer poucas e boas pra esse satã! )   Ao contrário di
Uma Janela para Olhar   “... Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher.   Então chamou a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher ...”  Gênesis 26:8 , 9   Às  vezes, quando não paramos   para observar as coisas que nos cercam, vamos vendo apenas aquilo que nos é mostrado.   Quando temos uma janela   para olhar, começamos a ver como a vida anda sem a nossa imposição. Nossa presença às vezes pode inibir e mudar a  atuação das pessoas à nossa volta.   Sem nos verem, podemos vê-las   com toda clareza. Pessoas de temperamento mais forte geralmente impõem certa conduta aos que estão no convívio.   O rei Abimeleque, foi avisado de que Isaque que estava de passagem na sua cidade, estava acompanhado de sua irmã. Isaque com medo de ser morto por causa de sua esposa. Ele receava que a desejassem e por isto o matassem.   O medo pode nos fazer decidir errado.   Deus