É Você...
ou Continuamos Procurando?
Dirigindo-se a Jesus, aqueles homens disseram:
João Batista nos enviou para te perguntarmos:
És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?
Lucas 7:20
Expectativa gerada faz com que fiquemos sob os olhares de quem a cultiva. E enquanto correspondermos a estas expectativas seremos o escolhido, o homem certo, o enviado... E não faltarão pessoas que se entregam às aspirações de que alguém corresponda aos seus padrões espirituais e aí a pessoa que gera a expectativa fica presa ao personagem criado pelos fãs, seguidores, fiéis...
De tal forma que chego a achar que muitos dos fundadores de muitas linhas de pensamentos ou arte, música e literatura filosófica, se ainda fossem vivos, provavelmente já teriam sido expulsos das instituições por eles criadas. Muitos seriam inadequados à liturgia.
Quando João Batista enviou seus discípulos a Jesus para perguntarem a ele se ele “realmente era o messias” ou deveriam continuar procurando, demonstra a insegurança acerca de quem Jesus deveria ser. Quem sabe não estava se comportando como o messias esperado... É disto que se trata!
Todavia, às vezes isto não passa de delírio de quem espera. Na falta de um ícone a ser seguido, cria-se um. Maior surto seria aceitar ser transformado em vida em algo que está na cabeça de outrem.
No dia em que passamos a agir de acordo com o que se espera, deixamos de lado nossa iniciativa própria e perdemos a nossa liberdade. Não perca o foco do seu chamado.
Quem resolveu te seguir, decidiu assim porque você sabia para onde estava indo.
... Jesus, disse-lhes: Anunciai a João: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.
E bem-aventurado é aquele que
em mim se não escandalizar.

Comentários
Postar um comentário